Dicionário Coloquial

Dicionário Coloquial

Esta é uma lista de termos coloquiais recorrentemente usados no jogo Vampire: the Eternal Struggle, principalmente na internet e em fóruns. Por favor, tomem nota, que estes termos não são termos de jogo em si, ou seja, eles não aparecem no livro de regras oficial do V:TES. Atualizado em 22/03/2019.

A
Attrition (atrito) - Attrition ou mais precisamente attrition damage (dano por atrito) é um dano periódico infligido ao pool de outro jogador que não é causado ativamente através de bleed, votação, etc., mas por cartas ou efeitos permanentes que ficam em jogo até serem removidos. Exemplos de cartas que aplicam dano por atrito são Army of Rats ou Anarch Revolt.

Aggro-poke (cutucada-agravada) - Termo usado ao atingir um vampiro com dano agravado, mas apenas um de dano em combate. Os decks de Aggro-poke usam isso como meio de derrubar vários vampiros do oponente. Gangrel / Gangrel antitribu usando Claws of the Dead (e cartas similares) ou Tzimisce usando Chiropteran Marauder, são os clãs frequentemente usados ​​para esse tipo de tática.

B
Bleed Reduction (redução de bleed) - A redução de bleed é obtida jogando-se cartas que reduzem a quantidade de dano no pool infligido pelas ações de bleed. Exemplos de cartas desse tipo são Dummy Corporation ou Telepathic Counter.

Bloating (fortalecimento) - Bloating é a capacidade de aumentar o pool repetidamente ou em grandes quantidades. Exemplos de bloating são jogar Minion Tap / Villein por quatro ou mais de sangue, caçar repetidamente com um vampiro que tenha uma Blood Doll / Vessel, ou jogar Govern the Unaligned no superior e depois mover o sangue de volta para o pool na fase de influência. O bloating é frequentemente usado como estratégia defensiva ou para permitir que mais minions sejam movidos para a região pronta.

Block Denial (negação de bloqueio) - Block denial é a capacidade de impedir que os jogadores bloqueiem sem o uso de stealth, por ex. com cartas como Elder Impersonation ou Seduction. Esta capacidade é por vezes utilizada como estratégia nos baralho, ex. Block Denial Bleed Deck (Baralho de Bleed e Negação de Bloqueio).

Bleed Bounce ou Bounce (desviar) - Bleed bounce é a capacidade de redirecionar as ações de bleed para outro jogador. As cartas comumente usadas ​​para desviar bleed são Deflection ou Telepathic Misdirection.

Breed Vote (reprodução de votos) - Breed vote é um termo usado em baralhos focados na estratégia de se levantar muitos vampiros com votos ou usar cartas para aumentar o número de votos como AWE, Bewitching, etc.

Breeding (reprodução) - Breeding é o ato de colocar novos vampiros (geralmente weenies) em jogo. Cartas frequentemente usadas para esse fim são: Embrace, Third Tradition: Progeny, Creation Rites, Becoming, Web Knives Recruit, Waters of Duat, etc. Baralhos que usam essa técnica também são chamados de Cockroach Decks (deck de baratas).

C
Card Limit (limite de cartas) - Usar um limite de cartas restringe um jogador a um número máximo da mesma carta em um baralho. Enquanto o Magic the Gathering tem um limite de 4 cartas (abreviado como 4CL) em suas regras, o V:TES não usa limites de carta de iguais no mesmo baralho.

Chump Block (bloqueio estúpido) - Um vampiro de menor capacidade que bloqueia um vampiro maior (ou um minion importante), muitas vezes para proteger o jogador ou seus recursos. O vampiro bloqueador é considerado descartável em comparação com o ativo protegido.

Combo - Uma combinação (abreviado como combo) é um conjunto de cartas que interagem muito bem quando jogadas em conjunto, por ex. Bewitching Oration e Voter Captivation. Baralhos de combinação (como no Magic: the Gathering), onde um jogador pode ganhar um jogo quase que instantaneamente ao jogar um certo combo não existe no V:TES.

Cross table (do outro lado da mesa) - Termo em inglês que designa os jogadores que não são nem sua presa ou predador.

Croizagem ou Croizar - Ato de deliberadamente prejudicar seu cross table em benefício próprio ou para reduzir seu poder visando equilibrar a mesa. Também usado por pura e simples maldade ou sacanagem. Termo muito usado no nordeste do Brasil e na plataforma online LackeyCCG.

Crypt Acceleration (aceleração de cripta) - Várias cartas permitem influenciar os vampiros da cripta para a região pronta de maneira mais rápida. Exemplos de cartas desse tipo são Information Highway, Powerbase: Montreal, Gang Territory, Art Museum, etc.

D
Deck Archetype (arquétipo de baralho) - Archetypes são baralhos que são frequentemente vistos em jogos casuais e torneios. Eles tendem a girar em torno de um determinado clã, carta, combinação ou estratégia. Exemplos são Malkavian '94 ou Ventrue Lawfirm.

Deck Category (categoria de baralho) - Em geral, os baralhos se enquadram em uma das cinco categorias listadas abaixo, porém existem diversas outras categorias.
-Bleed (sangrar): Um tipo de baralho que derruba sua presa, tomando ações de bleed.
-Combat (combate): Um tipo de baralho que manda pra torpor ou queima os minions de suas presas a fim de matar ou preparar a derrota do alvo.
-Tollbox (caixa de ferramentas): Um tipo de baralho que faz de tudo um pouco.
-Vote (votação): Um tipo de baralho que derruba sua presa ao tomar ações predominantemente políticas.
-Wall (parede) Um tipo de baralho focado em bloqueio.

Deck Description (descrição do baralho) - Não há convenções oficiais para nomear um baralho. Os baralhos populares geralmente têm seus próprios apelidos únicos (por exemplo, Una Freakshow), mas a maioria dos baralhos é descrita pelo nome do Clã, a capacidade média dos vampiros, um vampiro estrela específico e a estratégia geral empregada. Exemplos de nomes de baralho são Brujah Rush Combat, Tremere Wall ou Weenie Computer Hacking.

Deck Size (tamanho do baralho) - O número de cartas no seu baralho. O tamanho mínimo da cripta é 12, o tamanho do baralho pode variar entre 60 e 90 cartas (em torneios). Termo similares também são usado para falar sobre o tamanho da cripta (Crypt Size) ou tamanho da livraria (Library Size).

E
Environmental Damage (dano ambiental) - Environmental Damage é um dano infligido em combate não por um ataque de um minion, mas por um efeito diferente não proveniente diretamente dos minions envolvidos no combate. Exemplos de cartas que geram este tipo de efeito são Carrion Crows, Weather Control ou Elephant Guardian.

Stealth Europeu (furtividade europeia) - Em vez de usar stealth regular (por exemplo, modificadores de ação que exigem Ofuscação, Tenebrosidade, etc.), o chamado Stealth Europeu utiliza cartas que (direta ou indiretamente) impedem que os minion do jogador oponente bloqueiem. Na maioria das vezes são usadas ​​cartas como Pentex Subversion, Anarch Troublemaker ou Misdirection.

F
Fatty (gordinho) - Um vampiro de capacidade 9 ou mais. Veja também High-cap.

Freakshow (show de horrores) - Termo usado em baralhos que agem muitas vezes no mesmo turno utilizando a carat Freak Drive. O termo surgiu junto do baralho ao baralho de Una, onde ela faz em média de 10 a 12 ações no mesmo turno.

G
Grinder (moedor) - Grinder é um tipo de baralho toolbox focado em vampiros de média e alta capacidade com habilidades que combinam com outros efeitos. Esse tipo de baralho consegue infligir bleeds altos, bloquear de forma coesa usado intercepts fixos e se defender em combate de forma simples. O clã mais comum usado ao se montar um baralho Grinder é o Ventrue Antitribu.

H
High-cap - (capacidade alta) - Um vampiro de capacidade 9 ou mais. Veja também Fatty

Hoser Cards ou Clan Hoser (cartas de ódio) - Várias cartas de expansões anteriores que visam apenas vampiros de um clã específico. Exemplos são Cultivated Blood Shortage ou Letter from Vienna.

J
Jedi Mind Tricks ou Mind Tricks (Truques da Mente Jedi) - Um Jedi Mind Tricks é um blefe, manipulação ou desorientação usado por um jogador para fazer um oponente jogar abaixo do ideal ou até cometer erros gritantes.

L
Lawfirm (sociedade de advogados) - Lawfirm é um tipo de baralho com foco em votos e ações políticas. O nome deriva da aparência de alguns vampiros como políticos e advogados e sua capacidade de definir e manipular a parte política do jogo.

Low-cap (capacidade baixa) - Um vampiro com capacidade inferior a 4. Ver também Weenie.

M
Metagame (meta-jogo) - O metagame consiste nos tipos de baralho que atualmente são populares e que devem aparecer em grandes números em um grupo de jogadores locais ou em um torneio.

Mid-cap (capacidade baixa) - Um vampiro com capacidade de 5 a 8.

Milling (trituração) - Milling é uma estratégia de baralho que move as cartas da mão ou da livraria do adversário para a pilha de cinzas, a fim de esgotar sua livraria.

Module (módulo) - Um module de cartas é um pequeno conjunto de cartas que pode ser adicionado aos baralhos e atende a uma certa funcionalidade, ou seja, ex. bleed reduction module (módulo de redução de bleed).

Multi-Action (multi-ação) - Multi-Action permite que um minion realize mais que uma ação (muitas vezes Rush) em um único turno. Exemplos de cartas comumente usadas para essa tática são Freak Drive, Mylan Horseed ou Monster.

N
Net Decking (baralho da internet) - Net Decking é o ato de copiar um baralho da Internet (geralmente um baralho vencedor de um torneio) e jogá-lo sem modificações ou apenas com pequenas alterações. Veja também TWDA.

No Repeat Action ou NRA (não repetir ações) - Embora não seja um termo de regra oficial, No Repeat Action são aquelas ações que podem ser tomadas apenas uma vez pelo minion no turno atual. As ações NRA são bleed, chamar uma ação política e qualquer carta de ação (ou carta em jogo que forneça uma ação). O que significa que um vampiro só pode dar bleed uma vez por turno ou pode jogar Govern the Unaligned apenas uma vez por turno (independentemente se jogado com Dominate superior ou inferior).

O
Ousted (eliminado) - Jogador que morreu ou que está prestes a morrer ou ser retirado da partida.

P
Powerbleed (bleed alto) - Uma ação de bleed que resulta em dano de pool de quatro ou mais. Geralmente, mais de uma carta é usado para obter esse efeito. Quatro é o limite para definir um bleed como powerbleed, já que com um bleed de quatro ou mais, o vampiro atuante é vulnerável a carta Archon Investigation.

Proxy (falsa) - Uma carta proxy é um substituto fácil de adquirir ou feito em casa para representar uma carta colecionável no lugar da original.

R
Recursion (recurso) - Recursion permite que os jogadores retornem cartas de sua pilha de cinzas para sua mão ou livraria. As cartas comumente usadas ​​para recursion são Ashur Tablets, Sudario Refraction or Sargon Fragment.

Rush (atacar) - Rush (também usado como Rush Combat) é uma estratégia de baralho baseada em entrar em combate ativamente com os minions do oponente com o objetivo de colocá-los em torpor ou queimá-los.

S
Self-Ousting (se matar ou se retirar da mesa) - Quando não tem chance (razoável) de ganhar mais pontos de vitória, um jogador pode optar por se retirar voluntariamente, ex. gastando seu último pool jogando cartas ou movendo para um vampiro na região não controlada. Isso às vezes é usado para ameaçar outro jogador em um acordo ou para força-lo a ajudar. Também outro jogador pode usar isto para impedir que outro jogador consiga a vitória no jogo.

Small-cap (capacidade baixa) - Um vampiro com capacidade de menos de 4. Veja também Weenie ou Low-cap.

Silverbullet (bala de prata) - Uma carta onde o objetivo principal é anular uma determinada carta ou uma certa estratégia de baralho. Exemplos são Protected Resources ou Scourge of the Enochians.

Summoning Sickness (enjoo de invocação) - A palavra é derivada de seu uso em Magic: The Gathering e é um termo informal para a regra de que um aliado não pode agir no mesmo turno em que foi recrutado. A lógica por trás do termo é que um aliado é desorientado ao ser convocado e que precisa descansar antes de poder fazer qualquer coisa.

T
Table Split (divisão da mesa) - Às vezes, um acordo de table split entre dois jogadores é usado para dividir os VPs de um jogo (ou seja, "a mesa") entre esses dois jogadores.

Table Talk (dialogo de mesa) - É uma das bases do jogo e significa dialogar durante as partidas. É comumente usado para negociar acordos, barganhas e vantagens.

Tapped Out ou Locked Out (todo virado e indefeso) - Um jogador é considerado tapped/locked out, quando todos os seus minions estão virados.

Toolbox (caixa de ferramentas) - Um baralho toolbox é um baralho que não é focado em uma única estratégia (veja também Deck Types), mas tem uma abordagem diversificada para ataque e/ou defesa.

Topdecking (mestre dos baralhos) - Topdecking é considerado ao repor a carta exata que um jogador precisa em um determinado momento. Um jogador em “top decking mode” está fazendo isso repetidamente (muitas vezes em um único turno). Ex. Cirleno (jogador carioca) comprando Information Highway todas as vezes no primeiro turno.

Turbo - Geralmente denota um baralho do tipo que queima seus próprios vampiros, apenas para subir o próximo vampiro usando Soul of Gem of Etrius ou que roda bem rápido repetindo as mesmas ações em ciclo.

TWDA ou Tournament Winning Deck Archives (arquivo de baralhos campeões de torneio) - O TWDA é um arquivo com centenas de baralhos que ganharam torneios oficiais com 10 ou mais jogadores pelo mundo. O arquivo foi criado pelo jogador Jeff Thompson (TheLasombra) em 1997 e atualmente é mantido no site http://www.vekn.fr/decks/twd.htm.

Twister (efeito tornado) - Um baralho que possui muitas cartas com o efeito de Burn Option. Esse efeito é usado principalmente para reduzir artificialmente o tamanho do baralho. Isso permite baralhos muito focados, geralmente aprimorados por um componente de recurso (veja Recursion).

V
Vote Lock (bloqueio de votação) - Se um jogador tiver mais votos permanentes (via títulos ou locais) do que qualquer outro jogador na mesa, ele é considerado como vote lock.

P
Push Vote (forçar votos) - Modificadores de ação que aumentam significativamente o número de votos. Cartas típicas de voto incluem Awe ou Bewitching Oration.

W
Wake (despertar ou acordar) - Qualquer carta que permita que um vampiro (ou mesmo aliado) tente bloquear ou jogar cartas de reação mesmo estando virando. O homônimo da carta foi Wake with Evening’s Freshness, mas nesse meio tempo um número de cartas o superou em popularidade como On the Qui Vive ou Forced Awakening.

Wall (parede) - Uma estratégia de baralho que depende de intercept para impedir que ações importantes de seus oponentes aconteçam.

Weenie (vampiros bem pequenos) - Um vampiro com capacidade de 4 ou menos, geralmente de 1 ou 2. Veja também small-cap.

Whining (choradeira) - Pratica comum por parte de alguns jogadores visando convencer os demais que está fraco, prestes a morrer ou precisando de ajuda imediata e que eles devem seguir suas orientações. Geralmente empregada de forma triste e dramática.

*Traduzido com algumas adições do site: https://vtesone.wordpress.com/about/4934-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário